Gente essa loja traz uma proposta completamente diferente da maioria, tanto pela pegada ecológica quanto por vários outros fatores, vou fala rum pouco da loja e desses pontos que me chamaram a atenção e em seguida mostrar a entrevista ainda neste post ok?
Site A Chávena
Instagram: @achavena
Vamos lá!
Vou começar listando os motivos que chamaram minha atenção:
Cuidado ecológico: As embalagens são livres de plástico (nossa como eu amei isso! Vocês sabiam que aqui em casa trabalhamos com um projeto de reciclagem e a vizinhança toda colabora? Cuidem do meio ambiente sempre, é importante!)
A Chavena utiliza uma embalagem de kraft cru é 100%
reciclável e biodegradável e a parte interna de celofane compostável, que pode
ser descartada com o lixo orgânico para ser compostada e eliminada em até três
meses.
Aromas e sabores: Tem uma variedade de blends bastante inovadora, trazendo infusões com misturas bem interessantes de ervas e outros elementos.
Eu fui entrando nas páginas de cada infusão e me
encantado com as opções disponíveis, decidi conhecer todos aos poucos,
incluindo os que tem canela ou cravo, e olha que não gosto deles, mas as misturas
descritas me deixaram curiosa de verdade XD
Produção
Artesanal: Ai ganha meu coração bem rapidinho, produtos artesanais tendem a
ter menos corantes e aromatizantes (e estes nem tem sabor e aroma 100% naturais
garantidos) e isso sem contar que acabam
tendo sim um sabor bem diferente do industrializado.
Preço: Sabe
aquela tristeza que bate porque quando é produto ecológico ou artesanal sai
muito mais caro? Não é esse o caso e esse foi o ponto principal que me fez
entrar em contato, não que tudo acima não seja importante, mas é muito raro
algo com qualidade ser colocado de forma acessível.
Por diversas vezes eu queria comprar uma opção mais
natural, de fabricação artesanal e de uma empresa local para apoiar e também
pela qualidade, mas o valor era acima do meu orçamento, mas aqui nessa loja
fiquei feliz que é um preço verdadeiramente justo! Tem embalagens a partir de
13 reais e que ficam mais baratas se comprar nos combos especiais.
O cuidado pessoal: Gente, tudo isso que descrevi é feito pela Elaine, ela que idealizou tornou realidade e cuida da Cháverna!
Ou seja, várias vantagens e ao comprar ainda ajudo um empreendimento que não vem de uma grande indústria e sim de uma sonhadora que não só deu uma entrevista linda aqui par ao dicas, como trabalha de forma muito dedicada pelo que acredita, posta até dicas no instagram e teve o cuidado e o carinho de escrever um guia do chá para seus clientes aproveitarem ao máximo, virei fã!
Agora abaixo a entrevista e depois vou por mais sobre a
loja para vocês ok? ♥
1 - No site você conta que começou oficialmente em junho de 2017, mas que antes disso fazia as infusões para amigos e conhecidos. Teve algo em especifico ou alguém que te deu a ideia de passar a vender oficialmente para mais pessoas?
2 - E como foi
esse começo em 2017? Pode compartilhar o que quiser sobre, o que foi mais
difícil, como foi quando começaram as vendas, se já tinha como meta chegar onde
está, etc.
(vou responder essas duas questões juntas)
Eu sempre fui a criança esquisita que gostava de tomar
chá ao invés de refrigerante. Cresci rodeada de verde e atenta aos aromas do
jardim dos meus pais, então todo esse universo me remete muito à muito
infância, é muito natural pra mim. A ideia de começar a vender surgiu de uma
desilusão profissional. Trabalhar com design não me deixava mais feliz, mas à
princípio não pensei em parar. A ideia era encontrar algo onde pudesse
extravasar minhas ideias no meu tempo livre. Nunca tive a pretensão de ir muito
longe ou de transformar isso em uma carreira. Foi tudo uma acidente (muito bem
desenhado, um acidente planejado). Eu estava de saco cheio de ajudar negócios
nos quais eu não acreditava. Como eu era funcionária de uma empresa, não podia
escolher os meus clientes, e acabava tendo que projetar embalagens, marcas e
estratégias para empresas com as quais eu não acreditava no propósito ou que
promoviam coisas que eu abominava.
Apesar de começar como um hobby, eu como designer que já estava acostumada a auxiliar pessoas que estavam começando negócios... criei a Chávena usando de todas as ferramentas que eu tinha em mãos, então estudei tendências do mercado, analisei concorrentes e etc. Acabei por construir uma base muito sólida e talvez por isso tenha chego onde estou hoje. Por ter sido um "acidente", não vou conseguir elencar dificuldades, porque foi tudo muito natural. Hoje, seis anos depois, a história é outra, tenho uma coleções de dificuldades, hahahaha.
3 - Como surgiu a ideia de preparar o Guia definitivo para preparar a xícara de chá perfeita para seus clientes?
O mundo dos chás ainda é uma incógnita para boa parte dos brasileiros. Nós crescemos com a cultura do café, que mesmo sendo muito mais conhecida, também enfrenta dificuldades quando se trata do preparo de cafés especiais ou gourmet. O guia nasceu como uma forma de pegar o cliente pela mão e ensinar tudo do zero. Água quente e um sachê fazem um chá, mas será mesmo que essa é a forma de preparar todos os chás do mundo? Um exemplo que gosto de usar é o chá verde, quantas pessoas que você conhece que detestam o chá verde porque ele é amargo? É isso o que acontece quando preparamos ele com água fervente ou deixamos o sachê por horas dentro da xícara. Se usarmos a temperatura e tempo de infusão corretos… alguns chás verdes na verdade tem um perfil bem adocicado.
4- E sobre as embalagens ecológicas, como surgiu a ideia? Foi muito difícil encontrar uma forma de levar os chá aos seus clientes de forma ecológica sem afetar o preço dos produtos?
Trabalhei por muitos anos com design de embalagens, então já tinha algumas cartas na manga quando a embalagem atual foi desenvolvida. A grande questão é que boa parte das empresas simplesmente não se importa em ter embalagens com baixo impacto ambiental. Para grande maioria delas, ter um selo que comprove a reciclagem ou ter uma “aparência” natural é o suficiente para cativar boa parte do público. Muitas vezes essas embalagens que aparentam ser ecológicas, estão cheias de laminações plásticas desnecessárias que dificultam (ou até impedem) a reciclagem.
Então criar algo de fato responsável não foi difícil, foi
só colocar em prática o que eu sempre quis e nenhum cliente permitia, haha. Mas
sim, é uma questão complexa de se calcular. É bem difícil não ceder à tentação
de usar um plástico comum na parte interna das embalagens, quando ele é 500%
mais barato que o celofane compostável. Atualmente é algo inegociável pra mim,
faz parte dos pilares da empresa ter embalagens que tenham pouco impacto
ecológico.
5- No site você também conta que foi em Portugal que aprendeu muito sobre o universo dos chás, quer contar mais sobre como foi que aconteceu?
Eu tive a oportunidade de estudar por um ano na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (entre 2012 e 2013). Fui para aprender design, mas voltei com um conhecimento muito diferente do que eu fui buscar. Morei com duas pessoas apaixonadas por chá. Uma portuguesa e uma brasileira. Um dos primeiros passeios que fizemos juntas foi visitar uma casa de chá. Eu nem sabia que isso existia e fiquei igualmente apavorada e encantada com o cardápio do lugar que servia mais de 200 chás e infusões diferentes. Foi com elas que aprendi a apreciar o chá de folhas soltas, muito diferente do chá de saquinho do supermercado, que muitas vezes é altamente processado e cheio de aromatizantes artificiais. A partir daí eu conheci um novo mundo e comecei a colecionar chás. Voltei pro brasil com uma mala cheia de chás e infusões da europa inteira.
(sei que por aí ficou a curiosidade qual era a cada de chás com mais de 200 opções no cardápio. É a Rota do Chá. Eles não tem uma presença online muito forte, mas dá pra conhecer um pouco mais deles aqui: https://www.rotadocha.com/)
6- Vi que também dá algumas dicas preciosas pelo instagram , lá tem um post explicando que não existe chá milagroso e também se referindo aos clientes que perguntam sobre chás para perder peso. É comum também a procura em outras questões, como ansiedade, insônia ou ganho de energia? E se sim, como lida com essas questões?
A resposta mais rápida e simples é que: eu não lido com essas questões, hahahahaha. Eu tento educar o meu público de que o meu produto é pra quem curte chá. Pra quem gosta de verdade.
Mas na real, sempre aparece alguém perguntando sobre chá
para emagrecer ou para resolver algum problema. Tem muita relação com a nossa
cultura. Fomos ensinados que chá é coisa de gente doente, nunca nos ensinaram
que chás e infusões podem (e são) deliciosos. Faz parte da minha missão passar
essa mensagem.
7- E a partir de
agora, tem alguma meta pré-definida para a Chávena? Pensa em ter uma equipe mais
para o futuro ou até mais lojas?
Minha meta é continuar vivendo do chá, mas longe do que todo mundo espera de uma empresa, não tenho ambição de ter muitos funcionários ou sair abrindo filiais. Meu objetivo não é e nunca foi ser gigante. Não tenho a visão capitalista de enriquecer e criar um império dos chás. Eu quero ter só o que é meu, viver uma vida confortável e não me matar de trabalhar. Se por consequência eu precisar de ajuda, com certeza irei contratar alguém para somar esforços e dividir tarefas, crescer junto comigo. Mas por enquanto a meta é somente viver e espalhar a palavra do chá.
8- Para finalizar,
tem mais algo que queira compartilhar com os leitores? Fique à vontade.
Eu acho que já falei demais. Mas estou sempre aberta para
conversar sobre esse universo. Pra quem quiser me conhecer um pouco mais, estou
sempre ativa no twitter (twitter.com/elindachata), onde falo de muitas outras coisas
além do chá. O instagram da Chávena acaba sendo pouco atualizado (instagram.com/achavena),
porque não consigo dar a atenção que a plataforma precisa, mas estou sempre de
olho por lá também!
A Chávena
Na entrevista vocês já tiveram o spoiller que a história da Chávena começou em junho de 2017 certo? Não chega a ser uma loja que está começando, mas também não é uma das mais antigas do mercado, por isso ainda tem muitos apaixonados por chá que assim como eu vão se encantar ao descobrir a loja e é para apresenta-la que estou aqui hoje.
Vocês podem encontrar maiores detalhes no site, mas queria aproveitar para falar os pontos que mais me chamaram a atenção, como o fato da Elaine ter tanto carinho pelos chás que ela mesma cuidou de cada passo de forma bastante única.
Seria muito fácil usar uma embalagem padrão, nada ecológica e que daria uma margem de lucro maior, ou até cobrar mais caro usando da pauta ecológica como motivo, isso sem contar que é absurdamente comum no Brasil vender chá prometendo efeitos milagrosos e infusões feitas de forma artesanal poderiam chamar a atenção desse lado com facilidade.
No lugar disso vemos uma loja com uma média de valores muito chamativa e atraente, que tem cuidado ecológico e não promete nenhum efeito mágico, afinal o habito de beber chá é sim saudável, mas não faz milagre.
Atualmente a própria dona da Cháverna que faz tudo
sozinha, um trabalho que exige tempo e dedicação, mas que ela afirma amar. Como
consumidora eu sempre pesquiso MUITO ante de comprar infusões para meus chás
porque preciso ter confiança no trabalho da loja escolhida e também não posso
pagar muito caro, então fico muito feliz de ter conhecido A Cháverna e acredito
que vocês vão amar também ♥
Ah! Querem saber o que “Chávena” significa? Vou colar aqui a mesma explicação que tem no site dela:
Com
apenas seis meses de empresa, no final de 2017, conquistei medalha de bronze na
premiação promovida pela Embahú Escola de
Chá, com a infusão Silêncio. Essa medalha veio para reforçar que o
passatempo iria muito além.
Hoje,
quatro anos depois, posso dizer com orgulho que vivo do chá e que aos poucos
estou escrevendo a história da Chávena.”
O post fica por aqui minnaa! Espero que tenham gostado, aviso logo que vou experimentar o total de 15 infusões diferentes e logo planejo experimentar as demais para contar sobre cada uma delas para vocês! Fiquei curiosa e quero conhecer todos, assim posso vir fofocar quais são meus favoritos XD
Até a próxima!
Beijos!!!
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