Páginas

sábado, 26 de março de 2022

Resenha: Ella, A História Completa - De Roberta de Souza


Minnaa!!! Hoje venho trazer a resenha de um livro que me chamou a atenção por trazer uma protagonista que realmente é muito humana... 

Forma estranha de descrever não é? Mas acontece que a mesma pessoa é capaz de atitudes que parecem muito opostas, como uma peça de um quebra cabeça de outra pessoa. 

Todos somos um pouco assim, mutáveis, nos adaptando ao meio à nossa volta e ao mesmo tenpo mantendo nossa própria essência e retratar isso em um livro é bem difícil. E é sobre “Ellla” uma obra da querida autora Roberta de Souza que vou falar no post de hoje. 

Eu geralmente escrevo a resenha em duas partes “O Livro” e em seguida “Minha opinião” Mas Ella pede uma resenha um pouco diferente, após a sinopse vou falar um pouco da essência do livro junto da minha opinião, tudo junto mesmo e só no final que vou falar de forma mais neutra, acredito que assim vou expressar melhor o que quero dizer. 

Então, vamos ao post?

 

Sinopse:

Ella: A História Completa

 

“A versão física do livro está à venda no site: www.editoraserpentine.com.br

Dona de um magnetismo pessoal feroz, Ella possui a beleza exótica das ruivas naturais, a alegria e leveza da juventude, o talento nato para as artes (literatura e música), o gosto pela vida e, uma sensualidade implacável. 

Ella é livre. Entretanto, poucos são os que a aceitam e a entendem.

Conseguirá esta mulher fogosa e adepta ao amor livre, lidar com o julgamento da sociedade? Com o peso da condenação hipócrita de seres humanos sujos?”


No livro a protagonista é vista por todos os ângulos, é um livro descrito de forma livre, sem barreiras ou pudores, mas que não se trata de um hot sem história! Pelo contrário, nele acompanhamos o florescer de uma jovem em suas e sua desconstrução e que é narrado por uma autora que não se conteve, o livro entrega tudo e mais um pouco.
 

"Eu sou a rainha vermelha, a feiticeira dos seus sonhos, a mulher perfeita"

 

Ella tem uma autoestima invejável e é claro que todos temos nossas qualidades e defeitos, mas é bom se expressar daquela forma confiante do quote não é mesmo? Ainda mais sendo  uma ruiva poderosa, de corpo atraente, olhar provocante e uma voz encantadora. Se não for bem explicado faz parecer que assim terá tudo e a vida são apenas flores, mas a vida não é perfeita e não seria nem se nascesse uma mistura de Atena com Afrodite!

A personagem se mostra mais humana que simplesmente essa perfeição toda, é autentica! Mas a questão maior é a forma com a qual somos apresentados a tantas qualidades e ao mesmo tempo a imperfeição que nos traz empatia e conexão com a personagem. Ela é humana em suas imperfeições sem deixar de ser uma diva que parece se destacar dos mortais com tanto brilho, temos ali os dois polos da mesma mulher. 

Acho que é importante explicar que eu leio livros de diferente gêneros, incluindo hot, se a história me atrai eu leio, então não tenho tabus sobre as cenas hot e aproveitando aviso que é um livro com uma jovem de mente bastante aberta a novas experiências e que pode acabar chocando um pouco alguns leitores, ou até quebrando alguns tabus.

 

"Como uma gata selvagem, presa por aqueles olhos violetas lindos, cheguei lentamente sentindo o gosto daquela pele e deixando seu cheiro me tomar por completo"

 

Agora um ponto que acho interessante de destacar é que mesmo uma pessoa feminista pode ter um ou outro o pensamento ou ato machista sem notar, isso vem do machismo estrutural e acho que isso foi bem representado tanto em personagens sem intenção quanto nos que tiveram sim, ou seja, a vida como ela é.

Uma boa comparação é a série The Great, se passa na Rússia do século XVIII e tem elementos altamente machistas onde as mulheres são vistas como objetos e memso que de forma bem contraditória que que se possa imaginar tem elementos que parecem bastante feministas pra visão da época (e alguns até pra visão de hoje) como a possibilidade de uma governante mulher e o imperador não ver problema em a esposa ter um ou mais amantes, assim como ele pode ter, ela também poderia, pensar nesse comportamento naquela época é surpreendente, ainda mais que hoje em dia um homem falar que está em um relacionamento aberto é ok, mas se uma mulher falar isso é mal vista...

 

"Nunca tive vergonha de minhas escolhas. Fiz o que quis, com quem quis, sem pedir ou dever nada a ninguém."

 

Voltando ao livro, logo no começo tem uma cena que me incomoda um pouco, e que imagino representar bem o machismo estrutural, é uma que me traz um clima que remete ao mansplaining e esse é um dos pontos que eu fiquei pensando se seria ou não proposital, já que da forma que ficou escrito ali é do tipo mais passivo, que dificilmente é notado no dia a dia, ainda mais se for um comportamento inserido aos poucos e nem sempre feito de forma intencional. Naquele momento me perguntei o que poderia encontrar nas demais páginas do livro e se esse clima iria se manter, o que me preocupou um tanto.

Mais para frente fui surpreendida quando essa cena tomou outro sentido na minha cabeça, como falei, ter esses momentos torna Ella mais humana, não só ela, mas o personagem que tem essa atitude também, embora não seja um personagem que tenha meu carinho (Porém conversei com outras leitoras que gostam MUITO dele, então ele é bem popular) gosto do fato dele estar no livro, é de grande importância para o enredo. Após seguir a leitura entendi essa cena por esse novo ângulo e passei a vê-la como algo bem importante para o enredo também. 


“pouco me importava a sociedade machista que tentava me enquadrar em um perfil inexistente para mim” 

Entre altos e baixos, aventuras e desventuras o livro nos mostra uma vida intensa, recheada de acontecimentos marcantes que muitos passam a vida toda sem ter. É como se poucos messes da vida de Ella tivessem mais intensidade que anos para outras pessoas. E nessas páginas tão recheadas vamos acompanhando, nos entretendo e também parando para pensar sobre os questionamentos do livro. 

A escrita escolhida pela autora traz aos personagens um ar realmente de liberdade, um clima de aventura, mas não dos livros de aventura em alto mar, no caso é na própria vida, nas próprias descobertas sobre si e sobre o que o mundo tem para te oferecer. O clima que se forma me faz pensar em séries americanas com a pegada de Euphoria, mesmo tendo um enredo completamente diferente acredito que o estilo de direção da série cairia muito bem nessa narrativa.

Agora outro ponto que mostra que nossa protagonista não é perfeita e a traz mais para o lado humano é uma fala que ela tem com uma outra personagem e que saiu de forma natural e sem intenções ruins, mas que é um tabu no meio LGBT. Não vou dar spoiller explicando o contexto, mas era enquanto oferecia ajuda de forma sincera a jovem, ela disse: 


“— Por enquanto sim. Mas precisamos deixar algo bem claro aqui: não sou homossexual, nada contra suas escolhas, mas estas não são as minhas, ok? Aceita apenas a minha amizade?” 


Vale lembrar que é uma fala da personagem e não da autora, e que não foi para incentivar um  comportamento preconceituoso, foi uma fala que acabou tendo uma frase complicada e que me faz quer perguntar a autora se foi proposital para mostrar que a personagem não é perfeita... Ou talvez eu só queira arrumar uma desculpa para uma entrevista.

De qualquer forma é uma fala que para quem não é do meio LGBT e não está inteirado sobre assuntos do tipo pode parecer "nada demais" mas para quem é do meio da aquela dorzinha no core.... Achei interessante a Roberta colocar uma personagem de mente tão aberta falando assim, mostra que o estrutural atinge bastante e o quanto ele passa despercebido. 

Como falei, para quem acompanhou o livro e se atentou a frase pode ser um ótimo exemplo de que mesmo alguém desconstruído das amarras da sociedade ainda tem muito o que aprender sobre quem é diferente de si. Eu sou uma mulher ACE, administro grupos LGBT onde posto algumas explicações e sei que tem muito que não aprendi ainda, a vida é assim e devemos continuar tendo empatia e procurando entender o próximo.

Enfim! Ella é um livro que me surpreendeu bastante, comecei a leitura com as expectativas no topo, depois das primeiras páginas fiquei um pouco receosa e por fim só posso dizer que as páginas voaram e que o final foi espetacular! Claro que não posso contar o que acontece no final do livro, mas foi bem marcante e aos meus olhos ficou simplesmente perfeito tanto em impacto quanto na mensagem poderosa que a autora quis passar para as pessoas.

Notas finais

Ella busca liberdade, sabe das barreiras, ela conhece a estrutura a sua volta, sabe que o caminho do empoderamento não é fácil dentro de si e tem ainda mais obstáculos quando se trata do mundo a sua volta. Ella veio ao mundo para ser um símbolo, para ser única. Enfrentou barreiras que muitos nem poderiam imaginar e mostrou que uma mulher pode trazer em sua algo uma personalidade marcante com um espírito de uma verdadeira tempestade. 


O post fica por aqui minna-san! Gostaria de aproveitar para convida-los para conhecer o post do Lado de Cá  de nome “Escritora premiada faz rifa para ajudar menino autista”  para assim conhecerem um pouco mais sobre a Roberta de Souza e sobre o trabalho dela.

Ah! Aproveitando a divulgação do outro post, estou sim falando de uma autora premiada! E no caso é o Prêmio Ecos da Literatura 2021! Ella ficou em segundo lugar na categoria melhor Drama!


Para quem quiser saber mais sobre a autora e o livro, vou deixar alguns links aqui: 

Instagram da autora: @autora.robertadesouza 

Instagram do fã Clube: @fcamoresdabeta 

Facebook da autora: Roberta de Souza

 

 

Boa leitura e até a próxima!

 

Beijos da Kira!





terça-feira, 15 de março de 2022

Popó Vaz, Policial e Ativista Trans encontrado morto

 

O post de hoje não tem o clima animado de costume, na verdade é sobre uma perda que muitos de vocês já devem estar sabendo, mas que preciso falar aqui para não só chegar e falar que Popó Vaz se foi e sim falar sobre causa e consequência. 

Não, eu não estou aqui apontando o dedo para ninguém, é apenas uma conversa em um post que começa falando sobre quem foi o Pópo  e em seguida entra em um assunto que gostaria de conversar com vocês e que está ligado ao que ele construiu em vida. 

Paulo Vaz era um policial trans que era ativo nas redes como influenciador digital e se tornou um nome forte na luta LGBTQIAPN+ 

Ele foi encontrado morto aos 36 anos nesta segunda-feira (14/3). Ainda se tem poucas informações sobre o que aconteceu e por isso devem tomar bastante cuidado com as diversas matérias afirmando o motivo que estão por ai. 

A morte foi confirmada pela agência Mosaico, que cuidava da carreira dele e como falei antes na internet tem diversos sites já falando do motivo, o mais falado seria suicídio, devido a um post feito anteriormente por ele nas redes sociais no mesmo dia que ocorreu a morte, mas como falei, embora tenham muitos pontos que levam a crer que sim não tem nada confirmado e em respeito a memória dele e dos que o amam não acho bom ficar alimentando essa afirmação.

O Popó como pessoa:

Antes da conversa queria lembrar a vocês que Paulo Vaz não é “aquele trans que morreu” ou “mais um trans morto” na verdade, nenhum é, todos são seres humanos e suas vidas tem valor, normatizar a perda de uma vida seja por violência física, acidente ou qualquer outro motivo que seja não é algo bom.

Popó foi um ativista ativo nas redes, deixando muito claro seu posicionamento e lutando MUITO contra a transfobia, inspirando milhares de pessoas pela web! Mesmo em uma olhada rápida qualquer um que for no seu ig @popo_vaz pode confirmar isso. 

Ele era casado com o youtuber PedroHMC, do canal "Põe na Roda" e era um policial civil em SP e posso não saber muito sobre a vida dele no trabalho, mas tenho certeza de que seus colegas vão sentir a falta que o Paulo fará na vida deles. 

Claro que os amigos, a família e todas as pessoas a volta dele que o amavam muito estão agora em um momento de luto, o que é mais um motivo para pedir que não alimentem especulações e nem deem palco para posts preconceituosos em redes sociais, se virem denunciem, não gerem engajamento nas contas dessas pessoas com discussões, é o que elas querem, muitos comentários. 

Em entrevista ao Estado de Minas em 2019, Popó se comparou a uma borboleta: 

“Se me enrolar numa rede, fica parecendo um casulo. Mas lagarta nunca fui, jamais rastejei. Para falar a verdade, sou uma mistura de vivências” 

Agora que já falei um pouco sobre esse homem que se tornou conhecido por lutar contra o preconceito dessa sociedade desde 2018, vamos ao próximo assunto de hoje. 


A mensagem dele 

A Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) lamentou profundamente a perda, e afirmou que Popó Vaz “não suportou continuar em uma sociedade tão violenta e desumana" e é ai que entra o assunto que queria falar hoje com vocês.

Como falei acima não quero alimentar o debate sobre ser ou não suicídio, mas é o momento de falar sim desse mundo violento no qual vivemos. 

O Popó chegou a receber uma verdadeira “chuva” de transfobia quando anunciou o relacionamento com PedroHMC, claro que antes disso já tinha tido ataques por conta de preconceito. 

A questão é: O que podemos fazer para ajudar? Vou falar algumas formas bem simples, e assim cada um ajuda como pode, o que acham? Não é como se fosse mudar tudo num piscar, mas cada um fazendo a sua parte aos poucos mudamos o mundo, já está bem diferente de antes não? Mas ainda está longe do ideal. Lembrando, ajude como você puder:
 

+ Denunciar posts preconceituosos de todo tipo que seja.

+ Doar para instituições de apoio LGBT.

+ Vale MUITO militar nas redes sociais sim, fazer barulho faz a diferença!

+ Informar acima de criticar: Por vezes a falta de informação é um veneno muito perigoso.

+ Militar off-line em passeatas

+ Normatizando assuntos LGBT (nem sempre da, mas por aqui consegui incluir gradativamente e informar algumas pessoas que pararam com conceitos bem errados que tinham)

+ Consumindo conteúdo: Filmes, séries, matérias, livros, tudo que for com conteúdo LGBT quanto maior a reação do público mais portas se abrem.

+ Dando audiência: É a mesma ideia do acima, mas lembrando que pode se inscrever em canais e igs LGBT, Apoiem!

+ Denunciem o preconceito sempre: Mesmo off-line da para denunciar, não é só em app, viu uma situação na rua? Chame ajuda, denuncie, se for seguro do ponto que estiver filme o ocorrido para ajudar na denúncia. 

Sobre o último dependendo do local e da quantidade de pessoas perto em alguns casos tem como ajudar a inibir situações de violência, mas infelizmente nem sempre, mas sempre da para chamar socorro. 

Lembrando: Algo muito falado agora no meio LGBT é que deve pensar na sua segurança também! Se cuidem, principalmente quem é menor e depende dos pais deve pensar muito em que medidas pode tomar sem se por em risco ok? 

O post fica por aqui, meus sinceros pêsames a todos que eram próximos do Paulo Vaz. Hoje não vou me prolongar no tchau ou recomendar outros posts, fico apenas com meu pedido de respeito a todos que estão sofrendo. 

E meu muito obrigada a todos que chegaram até aqui e leram esse post.




quarta-feira, 9 de março de 2022

DC escala Bruna Marquezine para o elenco de filme Besouro Azul

 


Primeiro de tudo, vocês não leram errado! Nossa querida Bruna Marquezine foi escalada pela DC para o elenco de filme Besouro Azul!!!!!

Gente isso é fantástico! Ela é uma atriz talentosíssima e com toda certeza vai brilhar MUITO nesse filme! Ainda tem pouca informação sobre os detalhes, mas hoje vim dividir com vocês tudo que sei, bora lá?


Para começar vamos com o texto que ela postou no instagram, toda feliz! Ela fará par romântico com Jaime Reyes (Besouro Azul) interpretado por Xolo Maridueña (ator que fez Miguel Diaz na série Cobra Kai). Mas aidna não sabemos muitos detalhes sobre o assunto.

Gente a emoção dela no vídeo que vem junto com esse post é bem clara, vocês podem conferir no instagram dela: @brunamarquezine   No vídeos que ela postou a Bruna Marquezine conversa com o produtor John Rickard. 

 

“Sendo bem sincera, eu acho que a minha ficha não caiu…
Hoje tô revivendo todos os sentimentos e emoções que senti nesse dia aí e eu ainda mal consigo acreditar que isso está acontecendo!


Mas FINALMENTE eu posso dividir com vocês!


Uma BRASILEIRA
em um filme de super herói da DC?!?!?!?!?!?!?!?! E essa brasileira sou EU? Quê?!?!?!?!?! Isso sempre pareceu ser algo tão distante, principalmente pra uma menina que nasceu em Duque de Caxias.


@alohemingway @dccomics @wbpicture, muito obrigada do fundo do coração por confiarem em mim para dar vida a Jenny!


Muito obrigada ao meu time maravilhoso por todo o apoio e trabalho duro, é clichê, mas eu não conseguiria sem vocês, @julianamontesanti @coolabdigital


Muito obrigada aos que me acompanham pela torcida, pelo apoio e carinho e obrigada aos fãs de DC pelo acolhimento!


Prometo voltar aqui pra falar mais sobre essa conquista e sobre esse projeto incrível assim que eu me recompor!


Dedicação, comprometimento e integridade sempre são recompensados.
As promessas dEle sempre se cumprem e sonhos se realizam! Acreditem!


SONHEM GRANDE!


VAMOOOOOOOOOOO!


#BlueBeetle


💙🇧🇷

Gente ela ta tão feliz ali no vídeo...E é para ta mesmo! É uma oportunidade de beleza inenarrável ter alguém como ela lá, ela merece, é muito talento e dedicação e os fás também merecem vê-la nas telinhas.

Outro ponto que acho muito bacana é que ter uma atriz como ela lá vai levar os fãs dela para assistirem, gente, eu AMO como o meio geek está se mesclando, não entendo quem não gosta, quando mais popular esses filmes e as séries desse universo se torna, quanto mais pessoas compram as HQs, mais investimento tem nelas e mais rápido chega novidade no país, então além de ficar feliz por ela, fico feliz em ver mais essa mescla que teremos!


 O post foi rapidinho só para avisar galera! Vamos torcer muito pelo sucesso da Bruna, lembrando que não apenas por ela, mas pelos artistas brasileiros no geral, a vitória dela com esse filme fazendo sucesso pode abrir muitas portas!

Assim que tiver novidade venho contar para vocês e talvez eu traga ou aqui ou no instagram um post falando mais sobre o Besouro Azul para quem não conhece ter a chance de conhecer agora e sobre a Bru também, afinal acho bem interessante falar sobre a trajetória dela, como ela mesma disse é uma jovem de Duque de Caxias que agora estará em um filme da DC!!!


Até a próxima!

 

 

 

Beijos da Kira.






terça-feira, 8 de março de 2022

Especial: Dia Internacional das Mulheres

 

Yo minna, hoje é o dia internacional da mulher e vim trazer um assunto que acho extremamente necessário de ser falado, o post é bem curtinho, mas realmente necessário então gostaria muito que dessem uma atenção especial a ele. 

Na verdade eu ia fazer um post completamente diferente, focado em personagens femininas que representam e tudo mais, mas me inspirei nos posts da Clara Artemis  e do Tabloide HQ e decidi adiar para hoje falar de algo que considero um tanto mais urgente de ser dito.  

No caso a Clarinha deixou dividido entre falar da importância do dia, falar da batalha que ainda estamos travando e falar sobre toda mulher merecer seu lugar (o sentido que falo toda mulher vocês vão entender logo mais no post) eu vou pegar um pouco esses temas, mas vou falar em duas partes.

Ps: A imagem abaixo foi usada no post da Clarinha, cada 1/3 para falar um pouco sobre hoje, ficou mesmo muito legal, recomendo conferir!

 

Importância do dia 

Infelizmente com o passar do tempo a importância histórica da data parece ter se apagado um pouco da mente das pessoas, acontece que o dia internacional da mulher não é sobre receber e entregar flores e cartinhas... Não que não possa! Mas é muito mais importante que isso. 

Em 8 de março de 1917 cerca de 90 mil operárias se levantaram contra Czar Nicolau II na Rússia, indo contra as péssimas condições de trabalho, desde antes e mesmo após essa data as mulheres sempre lutaram e ainda lutam com as armas que tem para enfrentar o machismo e alcançar um mundo melhor.

 Atenção: Machismo e feminismo NÃO SÃO opostos! 

No machismo as mulheres são desrespeitadas, seus direitos são tomados e a capacidade de todas nós é subestimada. Muitas são humilhadas, sofrem por assédio e passam por diversos outros tipos de violência direta e indireta. 

O feminismo não se trata de odiar homens, se trata de lutar para ter os mesmos direitos não só por lei quanto na visão de moral da sociedade, se trata de lutar por uma sociedade justa que não julgue a mulher por ser do jeito que ela escolher ser. 

Mesmo uma mulher que acabe entendendo errado essa mensagem e que fale cosias como “eu sou contra o feminismo” se não fosse o feminismo ela não poderia estar ali8 falando isso, porque até o direito de nos expressar da forma que fazemos foi conquistado com muita luta, dá só uma espiadinha nos livros de história para ver... 

E ainda hoje ainda estamos muito longe de vencer essa guerra por nossos direitos e mesmo quando conseguirmos o movimento feminista tem que continuar para garantir que nossos direitos não sejam retirados tempos após. Quem não conhece e relembra os erros do passado acaba trazendo eles no futuro!


Toda mulher merece respeito! 

E claro! Não pode faltar essa parte... É o dia internacional das mulheres! De TODAS nós! Não importa religião, cor, crença, nacionalidade, sexualidade, se é cis ou trans e não importa nenhum outro motivo que tentem usar para tirar o merecimento dessa homenagem da mulher! 

Não adianta vir com “Mas se é sobre a luta pelos direitos e pela liberdade... Aquela mulher de religião X EU ACHO a religião dela machista” 


Ou com “Mas EU ACHO que aquela mulher não tem ‘jeito’ de mulher”
 

Nem com “Mas ela não aproveita devidamente a liberdade que tem, segue todos os estereótipos.”
 

E pelo amor de Deus não me venha com “Mas não nasceu mulher” !!!!! 

Não desmereça uma mulher pela religião dela, por ela não se comportar como VOCÊ acha que deve, por ela ser uma VÍTIMA e se sentir presa a antigos conceitos ou por qualquer outro motivo! Se tem uma coisa que me deixa arrasada é ver mulheres atacando outras mulheres! Gente, chega disso ok? 

E mulher trans é mulher sim! Tanto quanto ou ou qualquer leitora que vier a ler esse post! Mulher trans é mulher, e é diva, é tão maravilhosa quanto ela seria se fosse cis!


O post fica por aqui minna-san, espero que tenham gostado, foi um recado rápido e completamente sincero, falei de todo o coração e espero que esse post chegue nas pessoas para as quais ela faça a diferença.

Um feliz dia da mulher para todas as divas maravilhosas desse mundo! 

Ah! E a imagem final é uma tirinha do Tabloide HQ !  Achei simplesmente genial!

 

Até a próxima!

 

 

 

Beijos da Kira.